A minha nova reliquía: a excelente e (já extinta do mercado) máquina de costura OLIVA 512!

Sou uma sortuda nestas coisas, isso eu sei. Para além duma Singer linda, antiquíssima, a pedal e ainda não lhe acoplei nenhum motor, por enquanto (e também não fui ver qual é o modelo, mas é tãoooo lindaaaa...) - a postar em breve, mas o que me trás aqui hoje é o mega acontecimento do ultimo fim de semana na minha vida: A Céu, avó do meu filhote Santiago, um amor nestas coisas, ofereceu-me a sua antiga máquina de costura, uma oliva 512 a pedal, mas já alterada para funcionar a motor, pois o marido, o Sr. António, genial nestas coisas também, deu conta do assunto e pôs a máquina com uma motor semi-industrial! Agora imaginem:
- Tenho uma máquina linda, duma marca portuguesa, infelizmente já extinta, como tudo o que era bom neste país, inserida no móvel de madeira original, lindíssimo, o que valoriza imenso a máquina, e atenção, a cereja em cima do bolo - oiçam bem: SEM UM ÚNICO RISCO, UMA ÚNICA MOSSA! Estou completamente in love, ainda por cima trás todos os acessórios extra, muitas agulhas de diversos números, óleo, a caixinha que se encaixa na porta, á medida, só não tem o manual, Buáááá....e não o consigo achar no sr. google. Será que me podem ajudar meninas e meninos??? Se calhar alguém conhece uma costureira que tem ainda essa máquina, ou a avó, ou uma vizinha, ou conhecem algum site, sei lá, mas peço-vos mesmo, QUERO UMA CÓPIA DO MANUAL OLIVA 512 PLEASE!

Agora vamos ás fotos, para quem não conhece a oliva 512:



 Aqui podemos ver bem a máquina de frente, as patilhas, uma que selecciona o tipo de ponto, pois esta máquina faz quer ponto recto, quer ponto zig-zag,quer o tamanho do ponto,(do 1-ponto recto ao 5- zig-zag total) o que a valoriza imenso, pois pode ser usada para fazer uma peça do principio ao fim, boa para quem não tem overlock, ou vai tralalhar com tecidos com stetch ou elastano, enfim, diria que dá para praticamente tudo!



Aqui está ela vista mais ao longe, pode ver-se o antigo pedal que a fazia funcionar, agora substituído por um pedal de máquina de costura doméstica normal.    



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
Só para terminar, deixo uma dica para as milhares de mulheres que estão agora a aventurar-se na arte da costura e da modelagem, quer porque gostem ou porque e também, tal como a maioria, ficaram desempregadas e quiseram ocupar o tempo e quiçá descobrir uma nova e linda profissão:
- Não se lancem logo a comprar máquinas novas: não têm prática, não sabem ainda que tipo de peças vão costurar e, se, tal como eu, vierem a descobrir que querem é fazer roupa, por muito que as domésticas mais evoluídas sejam bonitas, façam milhentos pontos, elas não dão andamento e na realidade vocês só vão fazer o ponto recto e o ponto de zig zag (isto de não comprarem uma corta e cose ou overlock) pois se o fizerem... vai tudo a ponto recto ou corrido e aí o ideal é ter uma máquina industrial, como as que têm a maioria das escolas, claro que devem comprá-la em 2ª mão e certificar-se que é monofásica (se a vossa casa funcionar com sistema monofásico de electricidade como a maioria) e se não faz muito barulho. Nota: as mais silenciosas são aquelas que só trabalham quando estas com o pé no pedal mas claro que isso também aumenta o preço, mesmo em 2ª mão. Se tiver corte de linha automático, melhor ainda.

Deixo aqui uma possivel futura aquisição: Até lá trabalho com o que tenho, esta Oliva, a minha brother fs-40 e a minha overlock brother 1034D

É esta a Juky que eu quero comprar, nova, em promoção custava em abril deste ano 399 euros. Aiiiii...era dada.....nessa altura, agora deve custar quase 700euros.

Agora e para terminar aqui ficam as fotos das minhas meninas que tanto me ajudam a fazer as minhas coisinhas lindas: vestidos, roupinhas para criança, para a casa, etc:

Esta é a minha Brother Fs-40, uma maquina doméstica já com ecrã digital, faz 40 tipos de pontos difrentes, abre cases duma só vez, o que é bem melhor do que as que abrem em quatro etapas, podes controlar a velocidade por botões, o que também é bestial para quem está a começar nas aventuras da costura e ainda não domina muito bem o tacto do pedal, assim como tem um botão quder para baixar a agulha e mante-la em baixo, optimo para quando queremosrodar e continuar a coser mas sem tirar a agulha do sitio e tem o botão de backstitch, para quando chegamos ao fim ou iniciamos um trabalho e não corrermos o risco de depois se desmanchar.No Ecrã escolhemos quer o comprimento do ponto quer a sua largura, sendo que sempre que seleccionamos um numero do ponto por nós escolhido, o ecrã parte sempre com o tamanho e comprimento médio sugerido. 
Depois também temos o manual, fornecido em varias linguas (nenhuma delas em português :( ...!!) que nos ensina quase tudo, e, claro, o GRANDE YOUTUBE e o sr. GOOGLE!

Por ultimo mas não desfazendo, esta é a minha adorada corta e cose, ou overlock, como queiram chamar, uma brother 1034d, que tenho vindo a conhecer cada vez mais e mais e em nada me tem desiludido. Simplesmente adoro-a e se voltasse a trás teria comprado esta na mesma, sem duvida, não só pelo preço, como pela facilidade de enfio, como pela sua versatilidade, como por.... enfim TUDO! Desde que a tenho as minhas peças ficam com um aspecto muito mais profissional, e ainda sei que tenho muito para aprender, existem excelentes e-cursos na crafsty, on-line, que apesar de não serem caros por vezes estão em promoção, é só esperar e, certamente vou tirar um que se chama: "SERGERS behind the basics", que nos ensina a fazer muito mais com as nossas overlocks (ou sergers para os americanos!!!).

Bem, por hoje é tudo, amanhã venho com umas ideias fresquinhas, ok?

Beijinhos da Moky

3 comentários:

  1. Adorei os seus postes.Também tenho uma Oliva pretinha q herdeiro da minha avó.Mas mais antiga q a sua.Só faz ponto recto.Adoro-a!

    ResponderEliminar
  2. Não tenho o manual que pede.Mas sugiro-lhe q vá procurando no OLX até ver uma Oliva igual à venda e contacte o vendedor pedindo-lhe o manual.Essas Olivas de vez em quando aparecem lá à venda.Adorei este seu artigo.Também tenho uma Oliva pretinha,linda q herdeiro da minha avó!

    ResponderEliminar
  3. boa tarde. eu estou a ver o seu blog. eu tenho o manual original. nao estou a vender mas posso oferecer as copias. eu gostava de saber se tem algum conhecido de peças deste modelo oliva 512.
    eu ofereci uma maquina igual que veio da minha mae e a minha esposa sempre quis uma assim e a minha mae deume na condiçao restaurar e guardar porque faz parte da geraçao dela. gostava de poder falar consigo se me puder ajudar

    ResponderEliminar