Como calcular a quantidade de tecido necessário para se fazer determinado molde (calça, casaco, saia, etc.)



Alguma vez você já se perguntou o quanto de tecido que você precisa para fazer uma saia, blusa, vestido, ou qualquer outro molde?
O tradicional e correcto é fazer um plano de corte que nada mais é do que colocar as peças dos moldes sobre uma mesa plana. Estas peças devem ser colocadas em cima da mesa, como se fosse para cortar directamente sobre o tecido.
Desta forma, você terá certeza de que comprimento e largura de tecido vai necessitar de ter, para cortar os moldes que você vai costurar.
Depois de ter praticado este processo, será mais fácil para calcular o gasto de tecido para qualquer padrão da moda. Para saber a quantidade de tecido que você precisa para determinada peça precisa de:
1 - Conhecer a largura do tecido a ser utilizado para acomodar os diferentes moldes, pois os tecidos podem vir em diferentes larguras (180, 150, 140, 90 cm, etc.)
2 - Tenha todos os moldes traçados com todas as peças incluídas, desde vistas, bolsos, mangas, colarinhos, etc. 
3 - Realizar o plano de corte, para tal deve primeiro fazer um esboço, de modo a minimizar o desperdício.
O plano de corte mostra a distribuição ideal das peças do molde sobre o corte de tecido. 
As ourelas de muitos tecidos trazem defeito, por isso você não as deve incluir no cálculo do tecido. Se usar o tecido dobrado, você tem que o deixar direito com direito, ou seja, traçar no avesso para que o lado direito não fique marcado.
No plano de corte da proxima foto você pode ver o percentual de eficiência do tecido, a prioridade é fazer com que o arranjo dos padrões seja tão apertada quanto possível, para evitar o maior número de espaços inutilizados (desperdício).
A percentagem de eficiência  do seguinte traçado foi de 74%.
O comprimento do tecido é 423 centímetros por 150 centímetros de largura.
Será que vai ser possível melhorar o layout?

Bem, com a ajuda de certos softwares tem as suas vantagens, isto é, já não tem que pensar tanto na forma de colocar o molde, e é do melhor, quer para salvar tempo, esforço e "TECIDO". 
Considere o mesmo golpe feito com o software.
O GANHO foi de aproximadamente 30 centímetros de pano, - " agora você pode imaginar a economia para uma trama de muitos tecidos?"

Se se vai cortar o pano sem dobrar, quando estender você pode deixar os lados ou seja, direito igualmente cariados juntos, esta forma tem a vantagem de colocar os pedaços de nossos moldes em qualquer direcção,sem importar se se necessita de peças esquerdas ou direitas.
Agora, se você for estender todos os tecidos e  todos os tecidos com o avesso virado para baixo ..
Bem, aqui você tem que ter o cuidado de colocar os moldes no sentido requerido, tais como partes de uma calça que requer um mínimo de 4 peças, (frente esquerdo e direito, traseiro esquerda e traseiro direita).  

0 comentários:

Enviar um comentário